Foto 2.jpg

Endocrinologia

Profª. Dra. Alessandra Rascovski

Dra. Alessandra nos faz compreender que a medicina vai além do conhecimento científico. É o cuidar dos parâmetros que envolvem a vida humana. É ouvir, é ser perspicaz para apontar de modo especial e específico o caminho a seguir em prol de uma vida saudável. 

"Ser médica me acompanha desde sempre", são palavras de quem exerce a profissão com o saber e com a alma. E é por isso que o "INSTITUTO RASCOVSKI" é um local para conviver, sentir, experimentar, aprender, ensinar e persistir nos "bons hábitos".

Um espaço onde médicos e profissionais da saúde funcionam como uma "Rosa dos Ventos", direcionando o tratamento de doenças, mas acima de tudo, um local para inspirar como podemos "viver o dia a dia construindo saúde". 

Prazer e satisfação atrelados à busca de dever cumprido é a motivação que leva a Dra. Alessandra e sua equipe manter-se em movimento. Viver na zona de conforto jamais fará parte de sua cultura. O que a leva, mais do que prestar serviços clínicos, acolher seus pacientes com ênfase no cuidado do corpo, mente a alma. É tratar da saúde com seriedade sem perder o humor e leveza da vida.

Campo de atuação

De uma forma simples, podemos definir Endocrinologia como a área da medicina que diagnostica e trata as disfunções de glândulas, produções de hormônios e ações destes hormônios.

 

As principais glândulas endócrinas são: hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenal, ovários e testículos. As alterações hormonais podem provocar diversas doenças no organismo.

 

Essa é uma especialidade que exige do médico muito conhecimento clínico, porque pequenos detalhes que o paciente conta ao médico e sutis sinais ao exame físico podem dar importantes pistas para o diagnóstico, e também exige do endocrinologista a correta interpretação dos resultados dos exames, a partir do grau de suspeição do ponto de vista clínico.

Ou seja, a endocrinologia exige do médico uma excelente capacidade de correlação clínico-laboratorial.

Glândulas e órgãos

 

  • Tireoide

  • Adrenais (supra-renais)

  • Hipófise

  • Paratireoide

  • Pâncreas (pâncreas endócrino)

  • Gônadas (testículos e ovários)

  • Osso

  • Fígado (colesterol)

  • Tecido adiposo (gordura – a maior glândula do corpo humano)

Currículo

CRM: 80.126 - ENDOCRINOLOGISTA
Médica Endocrinologista formada pela UNISA em 1993.

Doutorado em endocrinologia pela FMUSP.
Médica fundadora do Ambulatório Clínico de Obesidade Mórbida do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Certificado em medicina mente-corpo e gerenciamento do stress pela Harvard Medical School - Mind Body Institute.

Endocrinologista certificada pela International Stress Menagement Association no Brasil.

Endocrinologista Membro da "The Endocrine Society - EUA".

Endocrinologista Membro da European Society of Endocrinology.

Endocrinologista Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM.

Endocrinologista Membro da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade - ABESO.

Endocrinologista Autora de vários estudos científicos publicitários em revistas médicas nacionais e internacionais.

Acompanhamento Bariátrico

APÓS A REDUÇÃO DO ESTÔMAGO É IMPORTANTE TER UM ACOMPANHAMENTO

O acompanhamento bariátrico no tratamento da obesidade consiste em uma abordagem multidisciplinar com a participação de médicos, nutricionistas e psicólogos. Envolvendo o uso de medicamentos que inibem o apetite, drogas que interferem na absorção de gorduras, aumentam a termogênese, além de antidepressivos associados ao tratamento dietético e psicoterápico.


 

Hormônios

VOCÊ NEM DESCONFIA, MAS ELES ESTÃO POR TRÁS DE QUASE TODAS AS MUDANÇAS DO SEU CORPO. 

Mau humor, mudanças de peso, alterações na pele, variações no metabolismo... os hormônios assinam essas e muitas outras características que você sente no dia-a-dia e, nem sempre, consegue entender por que acontecem. Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros.

Outras Especialidades

Endocrinologia / Hormônios / Obesidade / Acompanhamento Bariátrico
Conheça a equipe médica de endocrinologia