Neurologia

A Neurologia é a especialidade médica responsável por estudar e tratar os distúrbios do sistema nervoso central e periférico, que envolvem o cérebro, a medula espinhal, os nervos do corpo e os músculos. Todos os sintomas provenientes desses órgãos devem ser avaliados pelo neurologista. 

As doenças neurológicas podem ocasionar uma grande diversidade de manifestações clínicas, como perda de força muscular (fraqueza), incoordenação motora, alterações na sensibilidade do corpo (como formigamentos e sensação de queimação), dificuldade para andar, perda de memória, dificuldade de fala, convulsões, dores de cabeça recorrentes, alterações na visão, tontura, desmaios, alterações de sono, dentre outros.

A atuação da Neurologia difere da Psiquiatria, que está voltada ao tratamento das desordens mentais e do comportamento. Embora haja uma relevante área de interseção entre essas especialidades, seus campos de atuação diferem e, em casos selecionados, podem ser inclusive complementares.

A consulta médica com o neurologista costuma ser uma consulta minuciosa e detalhada, pois as informações que o paciente traz são sempre muito importantes para direcionar a investigação por meio de exames e também para elaborar o planejamento terapêutico.

Os exames mais solicitados pelo neurologista são: tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, estudo do líquor por meio de punção lombar e avaliação neuropsicológica.

Campo de atuação

Dra. Gabriela Pantaleão

CRM: 160.144 - Neurologista

Medicina

Formação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Neurologia

Neurologista pela USP 

(Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

​​

Epilepsia

Residência Médica em Neurofisiologia Clínica/Eletroencefalograma pela USP (HC-FMUSP). 

 Complementação Especializada em Epilepsia e Video-Eletroencefalografia pela USP (HC-FMUSP).

Títulos

Título de especialista em Neurologia pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN).

​Título de especialista em Neurofisiologia - área específica Eletroencefalograma pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). 

Associações

​Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Membro da Liga Brasileira de Epilepsia.

Sócia da Sociedade Americana de Epilepsia (AES).

Além de tratamentos específicos, nas consultas há orientações para:

 

• Epilepsia 

•AVC (acidente vascular cerebral)

• Cefaleia

• Demência 

• Doença de Parkison

• Sintomas neurológicos a esclarecer

Neurologia

Outras Especialidades