OLEAGINOSAS

Atualizado: Mar 18

Iguarias que auxiliam na prevenção de muitas doenças

Castanha, nozes, amendoim, macadâmia, avelã, castanha do pará
Oleaginosas - iguarias que auxiliam na prevenção de muitas doenças

As oleaginosas são sementes com compostos biologicamente ativos e benéficos para a saúde. Elas possuem as gorduras boas HDL (colesterol bom). Não devem ser consumidas em excesso devido ao alto teor de calorias. Mas uma quantidade equilibrada na dieta ajuda a combater os radicais livres, assim como diminuir doenças cardiovasculares e câncer.


Mas os benefícios dessas pequenas delícias não param por aí, elas estimulam o sistema imunológico, possuem ação anti-inflamatória e oxidante, fortalece os ossos e previnem contra a osteoporose.

Pensa que acabou? Se consumidas na quantidade certa, contribuem para o emagrecimento, aumenta a imunidade corporal e melhora a circulação sanguínea.

Quer mais motivos para incluí-las na dieta? Suas propriedades também beneficiam a saúde reprodutiva masculina, melhora as funções cerebrais e previne o estresse.

No grupo das oleaginosas podemos incluir: Nozes, Amêndoas, Macadâmia, Avelã, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amendoim, entre outras.

Elas podem ser consumidas cruas ou até mesmo associadas a outros alimentos.

Mas cuidado, embora os benefícios sejam muitos, o consumo em excesso pode causar alguns problemas. Algumas pessoas podem ser alérgicas a algumas dessas sementes.

Sempre consulte seu médico ou nutricionista.


Fonte: Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo