PÓS-MENOPAUSA E RISCOS DE DEPRESSÃO

Atualizado: Mar 18




A depressão pós-menopausa tem sido um fator preocupante que precisa de atenção e cuidado. Nesse período a mulher tende a ficar mais vulnerável a variação de humor. De acordo com Kevser Ozdemir, PhD, da Universidade Sakarya, na Turquia, e colegas, estudo mostra que de 485 mulheres pós-menopáusicas 41% apresentaram depressão.


Alguns fatores podem aumentar o risco de depressão pós-menopausa de forma significativa e é importante estar atento principalmente em casos de mulheres que consomem álcool, que fazem algum tratamento com medicação contínua, que possuem alguma incapacidade física e que tenham histórico de transtorno mental diagnosticado pelo médico. Outro fator levantado foi a quantidade de filhos acima de quatro, talvez por exigir muito mais tempo e dedicação dessas mulheres.


Uma observação feita por Ozdemir e colegas é a ligação da diminuição da produção de estrogênio na menopausa e os sintomas psicológicos que algumas mulheres experimentam. Isso deve ao fato de que com a redução do estrogênio no sangue o nível de triptofano livre diminui e consequentemente leva a menos serotonina. Por sua vez, a diminuição de serotonina pode desencadear em depressão e ansiedade.


A equipe de pesquisadores enfatiza a necessidade de mais estudos sobre a depressão pós-menopausa:

"Seria benéfico conduzir estudos de conscientização, realizar diagnóstico precoce para essas mulheres na pós-menopausa e fornecer serviços de aconselhamento psicológico para esse grupo".

Fonte: MADPAGE TODAY

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo